Escola de ensino, e aprendizado da santa palavra de Deus,a Bíblia o livro santo,a escritura que guarda em sua mensagem,os ensinos de autoria Divina.
Realizada aos Sábados na Congregação “O ISRAEL DE CRISTO”,neste dia temos por orientação contido nas santas leis Deus,uma pausa para o descanso físico,mas também espiritual para o povo de Cristo na terra.
É neste dia que devemos a nosso Criador nossa visita e freqüência, regular a sua Igreja, na condição de aluno de sua palavra, para aprender, e continuar aprendendo, por meio das lições Bíblicas, as verdades reveladas por meio de sua palavra aos filhos da fé em Cristo Jesus Nosso Senhor.
LOUVADO SEJA O NOME DE JESUS!

LIÇÃO DESTE SÁBADO: João. 19/1-11.

1 Então, por isso, Pilatos tomou a Jesus e mandou açoitá-lo.
2 Os soldados, tendo tecido uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça e vestiram-no com um manto de púrpura.
3 Chegavam-se a ele e diziam: Salve, rei dos judeus! E davam-lhe bofetadas.
4 Outra vez saiu Pilatos e lhes disse: Eis que eu vo-lo apresento, para que saibais que eu não acho nele crime algum.
5 Saiu, pois, Jesus trazendo a coroa de espinhos e o manto de púrpura. Disse-lhes Pilatos: Eis o homem!
6 Ao verem-no, os principais sacerdotes e os seus guardas gritaram: Crucifica-o! Crucifica-o! Disse-lhes Pilatos: Tomai-o vós outros e crucificai-o; porque eu não acho nele crime algum.
7 Responderam-lhe os judeus: Temos uma lei, e, de conformidade com a lei, ele deve morrer, porque a si mesmo se fez Filho de Deus.
8 Pilatos, ouvindo tal declaração, ainda mais atemorizado ficou,
9 e, tornando a entrar no pretório, perguntou a Jesus: Donde és tu? Mas Jesus não lhe deu resposta.
10 Então, Pilatos o advertiu: Não me respondes? Não sabes que tenho autoridade para te soltar e autoridade para te crucificar?
11 Respondeu Jesus: Nenhuma autoridade terias sobre mim, se de cima não te fosse dada; por isso, quem me entregou a ti maior pecado tem

Comentários:

Houve uma pressão popular encabeçada pelos lideres religiosos dos judeus, que exploraram a falta de conhecimento do povo comum, sobre os ensinos da palavra, de Deus tirando proveito da ignorância espiritual das pessoas, e desta forma levar Jesus Filho de Deus a um aparente Julgamento político e a condenação sumaria.

João19/1- por conta desta pressão política,Pilatos o governador Romano se deu a vontade daquele movimento político,e mandou que seus soldados açoitasse Jesus diante do povo.

2-Então aqueles soldados, fizeram um instrumento especial com o fim de causar sofrimento e dor, como, forma de punição; fizeram uma coroa de um cipó que tinha grandes espinhos, e colocaram sobre a cabeça de Jesus, também vestiram de um manto vermelho típico dos reis pagãos.

3-Aproximavam-se de Jesus, e acusavam, e dizia. Palavras fazendo graça diante do povo dizendo; salva-te Rei dos Judeus:depois davam com as mãos fachada no rosto do filho de Deus.

4-Mais uma vez, o governador saiu do palácio, onde estava a disposição do Juiz um palanque para relatar a população as decisões.
Tomadas por aquele tribunal.
Uma grande multidão ali se encontrava reunidas a espera da decisão daquela autoridade civil;e foi então que o governador,e Juiz daquela causa declarou a multidão ali presente.
Não achei neste homem crime algum, nem uma lei violou para que eu os condene; para mim é inocente, de todas as acusações feita contra sua pessoa.

5-Naquele momento Jesus, ia saindo do palácio do julgamento, e trazia cravado na cabeça uma coroa de espinhos.
Então declarou o governador Pilatos, aqui esta o vosso Rei.

6-Quando os lideres sacerdotais viram, Jesus, daquele jeito muito ferido na cabeça,;come saram a gritar em corro pedindo ao povo e as autoridades que Jesus Cristo o filho de Deus,que havia sido por iniciativa da política religiosa deles condenado a pena de morte,fosse executado logo.

Diziam todos, preguem logo na cruz; repetiam este refrão, pressionando o governador.
Como o governador respondeu o apelo daqueles lideres religiosos furiosos?
Se vocês quiserem vocês façam isto; eu porem não posso, pois não encontrei nada em sua vida, e historia que justifique esta pena.

7- E logo aquele lidere que encabeçavam aquele linchamento, daquele inocente homem de Deus; deram como razão as leis de sua política religiosa, que na verdade nada tinha ver, com as leis de autoria Divina, e sim uma tentativa de justiçar aquele ato insano.
Disseram eles: temos nossa doutrina religiosa própria, e de acordo com esta doutrina, ele deve morrer; pois declarou que é filho do Deus Criador.
Obs:Esta lei que usaram para condenar a morte,o filho de Deus por ter revelado que era filho de Deus Criador;não deve ser confundido com as leis de autoria Divina.
Pois não há, nas leis de Deus, uma lei que diga que uma pessoa por assumir sua origem de filho de Deus, deva morrer; muito pelo contrario, somos esclarecidos ser Deus o Criador nosso único verdadeiro Pai. Esta no Evangelho de. Mat..23/9-
È importante notar; tratava-se de uma lei humana, injusta; de iniciativa daqueles lideres religiosos, que detinha o controle da igreja de Deus de uma forma fraudulenta e política.
Como a Igreja de Deus, que nascera na época de Moises, terminou caído em mãos eradas?
Veja!Com o decorrer dos anos os anciãos de Israel, que exerciam alguma influenciam sobre o povo, valiam-se desta situação para impor suas opiniões e sobrepor-se a o texto original contido na santa leis de Deus.
Com isto, criaram tradições, que foram transformando-se em um código de lei religioso paralelo as leis de Deus; que formou a política religiosa de como devia aplicar-se as leis de autoria Divina,segundo o conceito daqueles lideres,ignorando a verdade da palavra do Deus criador
Uma situação assim produzindo uma conduta religiosa, tão injusta, que negava o direito mínimo de defesa e julgamento, aos condenados políticos e religioso que caíssem no desagrado da cúpula religiosa dominante na época; superando os pro pios romanos e povo gentio e seus conceito de justiça publica e social..

8-Diante daquela situação, até mesmo o governador Romano ficou perplexo, a ouvir tal confissão; em que o que se diziam arautos da verdade e justiça, negasse aquele justo o mínimo de direito, de ser julgado, e ter seu pleito analisado por aquele tribunal.

9-Diante daquele quadro, aterrador o governador, tornou a trazer a sala do interrogatório.
A Jesus; e lhes perguntou?
De que lugar és tu o homem? Mas o filho de Deus, o grande mestre não lhes deu resposta.

10-Foi então que o governador alertou Jesus; e disse. É bom saber que como autoridade máxima neste tribunal, tem poder para te soltar, ou mandar te pregar na cruz, até que morra.

11-A ouvir esta a
Advertência de Pilatos, Jesus o filho de Deus, julgou ser importante responder, e esclarecer o governador do ponto de vista, celestial, que aquele acontecimento só foi possível se estalar daquela forma, porque fazia parte do plano de Deus o criador, para salvação eterna de seu povo aqui na terra.
Do contrario tu não teria nem um poder para decidir sobre mim.

Lição Evangelho de João.19/12- adiante.

Quando, o governador, Pilatos, que foi destacado pelo império Romano para governar o povo Judeu,foi alertado por Jesus que nenhuma autoridade teria para ocupar aquele cargo,de Juiz ,e governo sobre aquele povo ,se Deus o Criador de todos não tivesse incluindo em seus planos proféticos; como reagiu?

12-A partir daquela hora, o governador estudava uma solução para que pudesse tirar Jesus o filho de Deus daquela situação preparada por seus inimigos religiosos.
Mas os lideres Judeus, que estavam incitando o povo fora do palácio, gritavam, e exigiam do governo a condenação sumaria de Jesus.
Ameaçavam politicamente o chefe do governo local, na pessoa de pilatos; diziam eles, se tomares a decisão de soltar este homem, te faz assim inimigo do imperador Romano, pois uma decisão como esta te coloca perante a opinião publica, como senhor de decisões de foro imperial.
E nesta circunstancia tu será visto como um inimigo político do imperador César.

13-Com este enfoque político, estes inimigos espirituais de Cristo, de fato conseguiram pressionar o governador; foi então que este tentou manobrar a situação trazendo de volta ao tribunal o acusado, retomando o interrogatório, procurando ganhar tempo.
Como vemos este era um tribunal de instancia superior, e se chamava em hebraico Gabata.
OBS: Aquele dia era um dia especial, importante, ara o povo de Israel e especialmente aos da tribo de Judá; no calendário religioso, agenda profética era o dia do povo se preparar para festa de comemoração, da saída do povo de Deus do Egito, no ministério do Profeta Moises.
Vamos conferir na palavra de Deus que dia era este tão importante para o povo Judeu?

14-Era paraceve pascoal.
Sábado da páscoa, no calendário bíblico comemorado aos 15 do mês de abibe, primeiro mês do ano da saída do povo de Deus, os descendentes de Jacó do Antigo Egito.
NOTA: A preparação para esta festa de fundo religioso espiritual, de uma cultura verdadeiramente voltada, para adoração do Deus vivo, Criador de toda humanidade, se dava no dia quatorze; ao por do sol;neste horário se sacrificava nas famílias,nos templos,o cordeiro,como símbolo da redenção de um povo,pelo providente cuidado de seu Deus.
Era quase meio dia quando Pilatos o governador, disse aos Judeus reunidos diante do palácio do julgamento de Jesus, o filho de Deus; que Jesus era o Rei deles.

15-Obs.; esta declaração provocou um reação de indignação em cadeia na mente e sentimento daqueles lideres religiosos comprometido com um sistema político,acostumado a usar o conceito religioso para tirar proveito de tudo em cima da ignorância e desinformação do povo.
Quando ouviu Pilatos declarar, em linguagem política; este é o melhor, o mais legitimo representante dos descendentes de Judá, melhor dos Judeus, portanto o vosso governo e Rei romperam em gritos enfurecidos.
Fora com este, fora com este, pregue logo suas mãos e pés no madeiro ate que morra.
Perguntou o governador, estão certo que é isto que de fato, desejam que eu faça, com vosso rei? Que eu ordena sua morte, mandando que preguem no madeiro, suas mãos e pés até que morra?
Responderam aqueles homens, não temos nem um Rei, a não ser o imperador Romano.

16- Desta forma Pilatos se deu ao apelo político, dos lideres religiosos que tinha sede de sangue, e entregou nas mãos daqueles assassinos, e endemoniados políticos da época, o mais justo e coreto dos descendentes dos judeus, para que o matassem pregando numa cruz.

17-Finalmente depois de muitas tentativas, estes homens envolvidos por seus entereces mesquinho de suas religiões e crenças pessoal, conseguiram colocar as mãos sobre Jesus o filho de Deus.
E assim Jesus, carregando o madeiro pesado de sua cruz, partiu em sua ultima viagem de sua missão aqui na terra, chegar ao monte Gol gota onde seria crucificado na cruz, pregado no madeiro de braços aberto ate que lentamente morresse diante do olhar do povo que para ali tinham concorrido.

18-E foi exatamente ali naquele monte, que pregaram os pés e mãos de Jesus o filho de Deus, naquele instrumento terrível construído de dois pedaços de madeira com o fim de produzir dor, sofrimento aos condenados, até que chegassem lentamente a morte, por meio da dor; que Jesus foi crucificado,entre dos outros condenados,um a direita outro a esquerda.
Porém estes dois últimos deferentes do filho de Deus eram réus de culpa por atos em que violaram a lei, cometendo vários crimes.

19-O governador Pilatos, providenciou que fosse escrito numa tabuleta, esta frase, que dizia em letras grandes.
JESUS NAZARENO: O REI DOS JUDEUS.

20-Este lugar pelo que nos diz este texto era muito visitado por turista do mundo inteiro em suas peregrinações religiosas, razão que levou o governador, ordenar que se escrevesse esta frase nos três idiomas principais em uso naquela cultura local.

21-22-Vendo os principais lideres religiosos Judeus, queriam que o governado mudasse a frase.
Disseram eles, mude esta declaração, e esclareça que ele disse ser o Rei dos Judeus.
O governador foi firme e
Disse: O que escrevi, escrevi, e nenhuma pessoa vai mudar esta frase, ela vai ficar exatamente como esta.

23-No momento que os soldados que foram designados, para aquele ato pregaram as mãos, e os pés de Jesus o filho de Deus, na cruz; aquele instrumento macabro feito de dois pedaços de madeira, para que os condenados ficassem expostos diante do publico, de braços aberto até morrer de dor.
Feito isto, aqueles guardas se voltaram para as roupas de Jesus, e começaram repartir ente eles cada peça de vestuário; quando tomaram a túnica, que era a peça de mais valor, pois era tecida sem costura décima a baixo, fizeram um sorteio para ver aquém cairia por sorte este premio.
NOTA: Creio ser importante, o aluno da palavra de Deus, não deixar passar em branco, esta oportunidade de examinar do ponto de vista Bíblico, este instrumento feito de madeira a cruz romana, se é símbolo de santidade de Cristo, e fé verdadeira, ou referencia da obra da morte, e maldição.

Deuteronômio. 21/22-23.
22 Se alguém houver pecado, passível da pena de morte, e tiver sido morto, e o pendurares num madeiro,
23 o seu cadáver não permanecerá no madeiro durante a noite, mas, certamente, o enterrarás no mesmo dia; porquanto o que for pendurado no madeiro é maldito de Deus; assim, não contaminarás a terra que o SENHOR, teu Deus, te dá em herança.

Gal.3/13-14.
13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro),
14 para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido.

Nota: Usar um instrumento como este, cuja finalidade é tão clara,seu efeito é causar sofrimento,ao ser humano,distorcer a verdade a tal ponto que a humanidade adore a cruz como se fosse símbolo de santidade,fica muito longe da realidade racional das pessoas de bom senso.Pois nesta linha de pensamento,seriamos levados a ter que considerar digno de adoração e reverencia,outros instrumentos também fabricados com esta finalidade;como guilhotina,a corda usada para o enforcamento de pessoas condenadas,a cadeira elétrica,os fuzis usados em muitas ocasião para eliminar vidas e regimes autoritários etc.,etc.
Como nos mostra as passagens bíblicas, acima indicadas para leitura;
Elucidação do tema em estudo, a cruz é símbolo de morte e maldição; portanto nunca poderá ser usado como, símbolo das igrejas evangélicas de nosso Senhor Jesus, na terra, e nem tão pouco ilustração da verdade Divina dos santos ensinos da palavra de Deus
Segundo a orientação, encontrada nas paginas do livro santo do Deus Criador; o que deve estar marcando a vida do crente em Cristo, seu corpo, sua morada a Igreja de Deus na terra?
Leia com atenção esta resposta na bíblia sagrada; e fique bem esclarecido acerca do assunto.
Unicamente as leis de Deus, isto é; as leis de autoria Divina do Deus criador, cabem este papel de representar entre nós, humanos e Anjos de Deus que circulam entre a humanidade, o símbolo da verdade de sua doutrina.
Deut.6/4-9.
4 Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR.
5 Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força.
6 Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração;
7 tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.
8 Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos.
A quem, pois se referia o Apóstolo de Jesus, ao escrever sua epistola aos Corintios ,quando abordou o tema,a palavra da cruz ou mensagem da cruz?a pessoa de Jesus,ou o instrumento,usado para matar o Cristo de Deus?Com certeza a pessoa, e mais especialmente os ensinos de Jesus trazido da parte do Deus Pai,a seu povo na terra.
Jesus era a palavra de Deus que estava sendo pregada na cruz, sentenciada a destruição no madeiro.
Veja isto na definição da propia palavra de Deus.
João. 1/1-5.
1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
2 Ele estava no princípio com Deus.
3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.
4 A vida estava nele e a vida era a luz dos homens.
5 A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela.

Comcluimos-pois: Não pode o crente, a pessoa de profissão de fé evangélica, deixar se levar pela idéia que na cruz, o instrumento em si de madeira exista algum sigficado que represente Deus o criador.
É importante lembrar o leitor, que a palavra da cruz a que se referiu, o Apostolo Paulo, é Jesus o filho de Deus.
1 Cor.1/18.
18 Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus.

OBS:
A palavra da cruz que falou Paulo é Jesus.
1º Corintios 1/ 18
18 Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus.
É o poder de Deus para salvação e a vida eterna, porem o nome de Jesus, seus Dez mandamentos, ornamento de graça e luz e benção, a vida do povo de Deus e suas igrejas, que prestam um serviço a seu Deus.
Jesus tira o sinal da Cruz do coração da mente, da igreja e da fé do seu povo, em seu lugar cola suas leis, seus mandamentos.
Confira isto:
Hebreus 10/15-17
15 E disto nos dá testemunho também o Espírito Santo; porquanto, após ter dito:
16 Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei no seu coração as minhas leis e sobre a sua mente as inscreverei,
17 acrescenta: Também de nenhum modo me lembrarei dos seus pecados e das suas iniqüidades, para sempre.

Esta é a verdade bíblica Divina sobre o símbolo da cruz e o projeto do criador para marcar e simbolizar sua obra e leis na vida do seu povo no tempo do fim.

A palavra de Deus aqui neste evangelho nos chama atenção para um detalhe muito importante, neste interesse dos soldados pelas roupas de uso pessoal de Jesus, porque despertou este interesse pelas roupas de um condenado a pena de morte?

Lição continua:
24- Todos os soldados chegaram a unânime conclusão sobre a túnica que Jesus usava dizendo uns aos outros, não vamos partir esta peça de sua roupa, mas vamos fazer um sorteio e aquele que recair o premio fica com esta bela túnica.
Ao agir e falar deste modo, estava se cumprindo ali naquele dia uma profecia do Deus Criador que estava escrita no livro de Deus, em um Salmo 22/18.
18 Repartem entre si as minhas vestes e sobre a minha túnica deitam sortes.
Que descrevia com exatidão os sofrimentos que o filho de Deus teria que passar neste mundo. E como os homens o e como reagiriam diante da verdade Divina revelada, e seu filho, até que completasse sua missão de cordeiro do sacrifício para remissão de seu povo na Terra.
OBS.: As pessoas que foram fieis a Jesus até o fim, mesmo enfrentando todo tipo de perseguição e sofrimento. Terão atenção especial de seu criador tendo seu nome arrolado na agenda Divina para vida eterna em Cristo Jesus.
Aqui temos alguns exemplos:

25- Junto ao madeiro, onde Jesus estava pregado de braços abertos, agonizando diante do povo, esperando seu fim chegar, estava Maria, sua Tia, e mais uma outra Maria, mulher de Clopas, e outra mulher, muito conhecida por ter recebido um milagre de Jesus, ao passar ouvir suas pregações bíblicas, foi libertada por Deus, seu criador deste espírito de demônios enganadores que lhe causava grande incomodo e sofrimento, que usavam seu corpo para manifestar as obras de Satanás. Mas ao ouvir e acompanhar o grande mestre, em todos os lugares, ouvindo e aprendendo, foi recebendo a fé e ficou totalmente livre daqueles demônios. O seu nome era Maria Madalena.
É importante aproveitar esta lição para lembrar, outra mulher que em sua fé e humildade teve seu nome registrado no livro dos justos, o livro da vida. Exemplo.

Mateus 26/6-13
6 Ora, estando Jesus em Betânia, em casa de Simão, o leproso,
7 aproximou-se dele uma mulher, trazendo um vaso de alabastro cheio de precioso bálsamo, que lhe derramou sobre a cabeça, estando ele à mesa.
8 Vendo isto, indignaram-se os discípulos e disseram: Para que este desperdício?
9 Pois este perfume podia ser vendido por muito dinheiro e dar-se aos pobres.
10 Mas Jesus, sabendo disto, disse-lhes: Por que molestais esta mulher? Ela praticou boa ação para comigo.
11 Porque os pobres, sempre os tendes convosco, mas a mim nem sempre me tendes;
12 pois, derramando este perfume sobre o meu corpo, ela o fez para o meu sepultamento.
13 Em verdade vos digo: Onde for pregado em todo o mundo este evangelho, será também contado o que ela fez, para memória sua.

OBS.: Seu nome:
João 12/3
3-Então, Maria, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, mui precioso, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e encheu-se toda a casa com o perfume do bálsamo.
Marcos 12/41-44
41 Assentado diante do gazofilácio, observava Jesus como o povo lançava ali o dinheiro. Ora, muitos ricos depositavam grandes quantias.
42 Vindo, porém, uma viúva pobre, depositou duas pequenas moedas correspondentes a um quadrante.
43 E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta viúva pobre depositou no gazofilácio mais do que o fizeram todos os ofertastes.
44 Porque todos eles ofertaram do que lhes sobrava; ela, porém, da sua pobreza deu tudo quanto possuía, todo o seu sustento.

Atos 10/1-4
1 Morava em Cesárea um homem de nome Cornélio, centurião da coorte chamada Italiana,
2 piedoso e temente a Deus com toda a sua casa e que fazia muitas esmolas ao povo e, de contínuo, orava a Deus.
3 Esse homem observou claramente durante uma visão, cerca da hora nona do dia, um anjo de Deus que se aproximou dele e lhe disse:
4 Cornélio! Este, fixando nele os olhos e possuído de temor, perguntou: Que é, Senhor? E o anjo lhe disse: As tuas orações e as tuas esmolas subiram para memória diante de Deus.
Lição; João.19/26 imdiante.

26-27 Quando Jesus olhou, junto ao madeiro em que estava pregado, sua mãe chorando e perto dela seu discípulo e aluno que a ele sempre fora muito apegado, disse a sua mãe : Mulher, eis ai agora teu filho que vai te cuidar. E depois olhou para seu aluno amado e disse: Jovem, eis ai agora tua mãe, então ele levou Maria para morar em sua casa, com sua família.

28- Depois de ter passado, por aquele momento, de muita zombaria, e sofrimento; e de um julgamento de carta marcadas, por ser um julgamento de fundo político religioso: E nestes casos o que menos pesa, é a verdade a justiça e o direito, prevalecendo a conveniência humana.
Jesus se certificou que tudo o que Deus o Pai, havia determinado, em suas profecias estava cumprido, declarou tenho sede.

29-Havia ali perto, uma jarra de suco de uva, aberto ao ar livre que tinha fermentado, tornando-se azedo, produzido álcool; e vinagre.
Então aqueles homens que ali cuidavam os condenados até que chega sem a morte, embeberam uma esponja naquele liquido e colocando na ponta de uma vara chegaram a boca de Jesus.

30-Quando o filho de Deus sentiu o gosto azedo do vinagre, fez esta declaração diante de todos ali presentes.
Esta cumprido o que previa a profecia da palavra de Deus.
Salmo. 69/21. Por alimento me deram fel, e na minha sede me deram em lugar de água vinagre.

31-Os lideres, Judeus e sacerdotais deram-se por conta, que logo no por do sol estava entrando aquele feriado tão importante para o povo Israelita, o feriado santo do sábado pascoal.
Os corpos dos condenados não podiam passar do horário previsto para quela cerimônia publica, logo antes do por do sol; teriam que ser tirado da cruz, e sepultado.
E como fazer o sepultamento se estivesse vivos.
Então foram ao governador, e pediram uma permissão para apressar a morte dos condenados; e Pilatos concedeu seu pedido.

32- 33-E assim tendo obtido, este consentimento das autoridades, chegaram logo e quebraram as pernas ao primeiro, ao lado de Jesus, depois igualmente ao terceiro,quando se dirigiram a Jesus o filho de Deus,vendo que já estava morto, não lhes tocaram o corpo.

34-Mas um daqueles soldados, num gesto inexplicável pela mente humana, tomando uma lança, abriu uma brecha no lado do corpo de Jesus; então correu água misturada com sangue.

35-Eu disse João pessoalmente presenciei este acontecimento, e achei importante notificar neste livro, este testemunho verdadeiro, que tem o fim de que os leitores crêem nesta verdade.
E qual a importância, de tudo ter se dado desta forma?e mais porque aquele soldado,tinha que ferir o corpo de Jesus daquela maneira,se já estava morto?
Obs. a palavra de Deus explica, a razão de todos estes acontecimentos.

36-Havia nas profecias bíblicas, passagem que podemos considerar como parte da agenda Divina, que estabelece ano, dia hora para todos os acontecimentos, e descreve a forma como deve acontecer.
E toda a missão de Jesus o filho de Deus, se deu rigorosamente dentro do cumprimento deste detalhe que estabelecia estas predições feita pelo Deus Criador.
Exemplo; como se daria a morte de Jesus, e seu sacrifício como o cordeiro de Deus?
Segundo a figura simbólica, do sacrifício do cordeiro pascal, que fazia parte da festa anual comemorada pela Nação de Israel no dia

Quinze de Abibe, o mês da saída do povo do Egito.

Êxodo12/46.
46 O cordeiro há de ser comido numa só casa; da sua carne não levareis fora da casa, nem lhe quebrareis osso nenhum.

Num. 9/12.
12 Dela nada deixarão até à manhã e dela não quebrarão osso algum; segundo todo o estatuto da Páscoa, a celebrarão.

Salmos34/18-20.
18 Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido.
19 Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR de todas o livra.
20 Preserva-lhe todos os ossos, nem um deles sequer será quebrado.

Também estes detalhes, a que se refere a palavra de Deus,alcança as pessoas,pela sua fé comprem com seu dever de obediência as santas leis de Deus.

37-E há uma outra profecia, nas escrituras da palavra de Deus, que dizia e descrevia que o filho de Deus, seria transpassado por uma espada, mas seus ossos nenhum seriam quebrados. Era preciso que ti rase o corpo de Jesus, para ser sepultado e com fariam isto, se ainda estivesse vivo. Foi então que pediram uma ordem ao governador pra apressar a morte deles. E Pilatos permitiu.
38-Depois destes acontecimentos um homem que secretamente participava das escolas de ensinamento da palavra de Deus a seu aluno chamado José de Arimatéia dirigiu-se ao governador e solicitou uma permissão oficial, para retirar o corpo de Jesus o filho de Deus, da cruz onde mesmo depois de morto continuava ali pregado exposto ao ar livre. E Pilatos concedeu-lhe permissão, então foi ao monte, despregou as mãos e os pés do Senhor e levou o corpo para ser preparado pra o sepultamento.
39-Outro homem notável, entre os grupos políticos religiosos e entre os Judeus, que mesmo sendo pressionado foi visitar em certa ocasião Jesus, o filho de Deus e conversado pessoalmente acerca da nova vida pela fé, o novo nascimento, juntou-se a José de Arimatéia, levou um composto caríssimo só usado para ungir e preparar o corpo de ricos e reis, e ajudou pessoalmente no funeral de Cristo. Nicodemos era seu nome, lembra deste homem e sua visita a Jesus?

João 3/1-15
1 Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus.
2 Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele.
3 A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
4 Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?
5 Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.
6 O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito.
7 Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo.
8 O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito.
9 Então, lhe perguntou Nicodemos: Como pode suceder isto? Acudiu Jesus:
10 Tu és mestre em Israel e não compreendes estas coisas?
11 Em verdade, em verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e testificamos o que temos visto; contudo, não aceitais o nosso testemunho.
12 Se, tratando de coisas terrenas, não me credes, como crereis, se vos falar das celestiais?
13 Ora, ninguém subiu ao céu, senão aquele que de lá desceu, a saber, o Filho do Homem {que está no céu}.
14 E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado,
15 para que todo o que nele crê tenha a vida eterna.
Lição João.19/40.

40-Este dois homens se dispuseram por gratidão e reconhecimento ao mestre Jesus fazer este trabalho e ficaram com seus nomes para memória no livro de Deus, temos fé que possam pela graça de Deus no futuro fazer parte dos ressuscitados e salvos em Cristo.

41-O local escolhido pelos Judeus e Romanos que estavam naquele ano no governo civil, daquela província, escolheram para execução da pena de morte de Jesus o filho de Deus, ficava rodeado por um Jardim, onde já estava preparada uma cova nova, aberta em uma rocha, onde antes nenhum cadáver havia sido colocado.

42-Pois nesta cova, colocaram e sepultaram o corpo de Jesus, as pressas, em razão que o por do sol daquela quarta feira estava chegando, e era grande o feriado santo, daquele quinto dia daquela semana. Como já nos referimos antes nesta lição era o sábado da páscoa.

EV.José Vitor Macarthy Lopes.

BLOG.ITEM.NEXT_POST BLOG.ITEM.PREV_POST